Para quem a mudanç
a de 5% do consignado é válida?

Militares das forças armadas, militares dos Estados e Distrito Federal e militares com inatividade remunerada

Servidores públicos que fazem parte de qualquer ente federativo e servidores públicos inativos;

Empregados públicos que fazem parte da administração direta e trabalhadores de empresas CLT privadas.

Posts Recentes

já foi aprovado os 5 por cento do consignado

Já foi aprovado os 5 por cento do consignado –  Veja tudo sobre isso aqui!

Já foi aprovado os 5 por cento do consignado. Em linhas gerais, trata-se de um projeto aprovado que visa o aumento da taxa de 35% para 40% do consignado, mas essa nova regra é por pouco tempo. 

A taxa de 35% é para os empréstimos consignados, já os outros 5% são destinados para o cartão de crédito consignado. 

Peça já o seu empréstimo consignado BMG, conheça agora o Na Sua Conta, clique aqui e saiba mais.

Na prática, com esse novo aumento do cartão de crédito, é possível solicitar a contratação de um empréstimo até que a regra expire. 

Enfim, já foi aprovado os 5 por cento do consignado. Caso queira descobrir mais informações sobre isso, não há motivos para se preocupar! Veja a seguir e tire suas dúvidas!

já foi aprovado os 5 por cento do consignado

Já foi aprovado os 5 por cento do consignado em 2020 e 2021

A maioria dos consumidores não sabem sobre isso, mas já foi aprovado os 5 por cento do consignado. A margem alterável foi de 35% para o empréstimo consignado e 5% para o cartão de crédito consignado. 

Ou seja, na prática, isso significa que com o novo aumento de 5% do empréstimo consignado, os consumidores podem contratar este produto financeiro até que a regra chegue ao fim. 

No final de 2020, o Governo Federal liberou o acréscimo de 5% para os aposentados e pensionistas do INSS. Ou seja, o projeto não só expandiu o período da regra para o final de 2021, como também garantiu que esse benefício chegasse a novos grupos. 

Isso porque, como a maioria dos consumidores sabem, essa regra só era válida para parte dos grupos beneficiados pela contratação desse produto. Porém, com a mudança na regra, é possível contratar o empréstimo consignado com os 5% de aumento. 

Essa é uma questão que gera muitas dúvidas entre as pessoas, principalmente aqueles que têm o direito de solicitar o empréstimo consignado. Mas é relativamente simples de compreender sobre esse tema, desde que todas as dúvidas sejam saciadas. 

Como funciona o aumento de 5% do consignado em 2020 e 2021?

O empréstimo consignado, um produto financeiro que desconta parte das parcelas diretamente da folha de pagamentos, passou por algumas mudanças graças ao aumento de 5% de um projeto aprovado.

Como citado, já foi aprovado os 5 por cento do consignado, e essa mudança é graças a crise econômica que foi gerada em decorrência do covid-19. 

Porém, antes esse benefício incluía somente parte do grupo dos beneficiados, hoje os aposentados e pensionistas também fazem parte. 

Quando essa medida foi proposta, Paulo Guedes, atual ministro da Economia, falou que essa era uma medida para proteção social. Porém, essa mudança é válida por tempo temporário. 

O consignado é a opção mais vantajosa disponível no mercado, principalmente quando comparado com demais modalidades de empréstimos. 

Afinal, ela apresenta menores riscos as instituições financeiras e bancos, pois o pagamento funciona como uma “garantia”. 

Ao contratar o empréstimo, desde que já foi aprovado os 5 por cento do consignado, os consumidores aprovam que a instituição financeira desconte parte do pagamento diretamente da folha de pagamentos. 

Para quem a mudança de 5% do consignado é válida?

Em um primeiro momento, no período de outubro a dezembro de 2020, o aumento de 5% passou a incluir os seguintes grupos dos beneficiados a esse empréstimo: aposentados e pensionistas do INSS. 

Como se trata de uma cobrança de empréstimo facultativo, todos os beneficiados que já solicitaram o empréstimo consignado anteriormente, poderiam solicitar essa margem adicional caso estivessem interessados. 

Já foi aprovado os 5 por cento do consignado e, desde que essa nova regra foi implementada, as categorias dos beneficiados foram ampliadas. Isso significa que, em linhas gerais, além dos aposentados e pensionistas do INSS, o benefício é válido para os seguintes perfis. 

  • Militares das forças armadas, militares dos Estados e Distrito Federal e militares com inatividade remunerada;
  • Servidores públicos que fazem parte de qualquer ente federativo e servidores públicos inativos;
  • Empregados públicos que fazem parte da administração direta e trabalhadores de empresas CLT privadas.
já foi aprovado os 5 por cento do consignado

Como funciona a tramitação?

Em linhas gerais, esse novo projeto tramita em caráter conclusivo. Ou seja, após ser verificado pela comissão de Seguridade Social e Família, essa nova regra será imposta para a contratação do empréstimo consignado. 

Trata-se do projeto de Lei 1973/20, o qual aumenta de 35% para 40% a linha do empréstimo consignado. O motivo dessa nova regra é em decorrência da pandemia do covid-19. 

Essa proposta foi imposta pelo deputado Alexandre Leite, o qual argumentou que as famílias não tinham um planejamento financeiro desde que a pandemia começou. Isso transformou o empréstimo consignado a melhor opção para sobreviver durante esse período. 

Vale ressaltar que, desde que a regra foi aceita, os beneficiários do empréstimo consignado podem contratar o produto financeiro até que a regra chegue ao fim. Em linhas gerais, essa nova mudança ocorre até dezembro de 2021